:: Doidim Por Vaquejada ® ::: 68 anos de tradição contam a Vaquejada de Itapebussu.
1 2 3 4 5

.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

68 anos de tradição contam a Vaquejada de Itapebussu.

 No mês de setembro o município de Maranguape vira o centro cultural nordestino no Ceará. Entre os dias 19 e 22 de setembro, acontecerá a tradicional Vaquejada de Itapebussu, evento que reúne mais de 1.000 competidores em busca de 140 mil reais em prêmios, entre carros, motos,televisores e dinheiro. O evento, que teve início em 1945, completa neste mês 68 anos, sendo considerada uma das maiores e mais antiga vaquejada do País.

O circuito de Itapebussu é reconhecido nacionalmente por sua grandiosidade, resgate da cultura do sertão, a exemplo da tradicional procissão dos vaqueiros que acontecerá no dia 19 de setembro, em cortejo da Igreja Matriz de Itapebussu em direção ao Santuário do Parque de Vaquejada Novilha de Prata, onde acontece a Missa do Vaqueiro. Cerca de 400 vaqueiros com trajes de sertanejo, vestidos com o gibão,pedem as benções a São Miguel Arcanjo, padroeiro de Itapebussu.

O evento é tradição e recebe os grandes competidores do esporte nacional. Nesta edição já estão confirmados competidores vindos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais,Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí, São Paulo, Pará,Alagoas, Pernambuco e Espírito Santo. Um dos diferencias da competição é a senha limitada. Proporcionando aos vaqueiros uma boiada de primeira linha trazida do estado do Maranhão, assim, os atletas irão competir em categorias e nível de competitividade. Segundo a organização, as inscrições acontecem até odia 9 de setembro e pedidos de senha online devem ser feitas pelo site www.senhaantecipada.com.br

Com uma área de 800 mil metros quadrados, o Parque Novilha de Prata dispõe de arquibancadas, espaço para os animais, shows, leilões, feiras e praça de alimentação. Por dia, o evento recebe aproximadamente 30 mil pessoas que contribuem com o aumento da renda do comércio local, ajudando a gerar cerca de 500 frentes de trabalho. Nos anos de 2003 e 2004, o Parque realizou dois mundiais de vaquejada comparticipação de 12 países e vaqueiros de vários estados do país.

De quinta a domingo, os amantes da vaquejada podem assistir às competições dos vaqueiros profissionais e amadores, que acontece das 7h às 3h.Durante os quatro dias do evento, atrações culturais mostram seu talento naárea comum do Parque, que deve receber um público circulante de 200 mil pessoas. Nos dias 20 e 21 de setembro, terá apresentação das atrações como Limão com Mel, Bruno e Marrone, Solteirões do Forró, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Forró Real, Magníficos e Lagosta Bronzeada.

Para mais informações,
Vicente Araujo(Jornalista Profissional)
085 8636 8044
-
Fonte: Rede Social Facebook Vaquejada Itapebussu

Nenhum comentário:

Postar um comentário