:: Doidim Por Vaquejada ® ::: Luiz Gonzaga hoje completaria 100 anos.
1 2 3 4 5

.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga hoje completaria 100 anos.

                                     

    Luís Gonzaga do Nascimento, nascido em  Exu no dia  13 de dezembro de 1912  foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião.[2] Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Um dos grandes nomes da música brasileira, Luiz Gonzaga completaria 100 anos nesta quinta-feira (13). O legado do cantor perdura até os dias de hoje e suas canções estão imortalizadas na história do País.

Expoente, Gonzagão levou para o restante do Brasil as histórias da caatinga, acompanhado de sua sanfona, com relatos da vida Severina lá no Nordeste.

Nascido em Exu, no interior de Pernambuco, Gonzagão enfrentou muitos percalços ao longo de seus 60 anos de carreira. Ainda jovem, deixou sua cidade desiludido depois de perder o amor de Nazarena, filha de coronel que não simpatizava com ele. Depois de passagem pelo exército, o cantor largou a farde para seguir seus sonhos no Rio de Janeiro. Bastou uma apresentação no programa de Ary Barroso, com a instrumental Vira e Mexe, para cair no gosto popular.
Mesmo 23 anos após sua morte, Asa Branca é celebrada como uma das maiores canções brasileiras. Filho de Gonzagão, Gonzaguinha também se encontrou na música.

Neste ano, a história de Gonzagão e Gonzaguinha virou filme: Gonzaga - de Pai para Filho. Sucesso de público, o filme já foi visto por mais de um milhão de espectadores no Brasil. 

Chambinho do Acordeon visita museu de Luiz Gonzaga, em Exu
O filme "Gonzaga - De pai para filho", de Breno Silveira, já supera a marca de 1,3 milhão de espectadores. Gente que foi ao cinema para conhecer - melhor - Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento é comemorado nesta quinta-feira (13), com festa em Exu, no Sertão de Pernambuco, sua cidade natal. Um dos atores que viveu o Rei do Baião nas telonas foi o sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que já está na cidade e conheceu junto com o G1 a casa que foi o último lar do Mestre Lua e foi transformada em museu.
Foi a primeira vez que o artista entrou na casa, em uma visita rápida mas recheada de emoções. Chambinho chegou a chorar no quarto simples em que Luiz Gonzaga dormia, já com seus 70 e poucos anos e bastante doente, no térreo da residência. O quarto mais "chique", com banheira, chuveiro elétrico e até ar-condicionado, ficava no primeiro andar e ele locomovia-se apenas com cadeira de rodas. "Dá para sentir a presença dele aqui", comenta o sanfoneiro.

Luiz Gonzaga ganhará um selo comemorativo em sua homenagem


SOBRE O SELO
Na composição da imagem do selo, o artista utilizou vários elementos retratando a vida sertaneja do cantor e, sobretudo, a música Asa Branca, um de seus grandes sucessos. Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona; acima de seu braço, a ave branca voando em direção às nuvens, simbolizando a harmonia musical do cantor. No canto inferior direito, os olhos verdes e a plantação, presentes na letra da música Asa Branca. O símbolo da Maçonaria indica a participação do homenageado naquela sociedade. Ao alto, no canto direito, a coroa representa a majestosa obra do cantor, cujos fãs o batizaram merecidamente de “Rei do Baião”. Foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim e pintura.
-
Fonte: R7,G1,Correios
Fotos: Google,Luna Markman G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário